A COMUNICAÇÃO VISUAL E A PUBLICIDADE COMO RECURSOS MULTIDISCIPLINARES PARA REFLEXÃO INDIVIDUAL E COLETIVA E O DEBATE NA ESCOLA

A partir do conteúdo Comunicação Visual/Publicidade, apresentam-se alguns vídeos/anúncios (de campanhas comerciais e não comerciais) que poderão servir de recursos multidisciplinares e não apenas destinados à Disciplina de Educação Visual, com vista à mudança de comportamentos, ao debate e à reflexão individual e coletiva em contexto de aula (presencial ou à distância) sobre temas centrados na cidadania; as questões de género;  a saúde e o bem estar; a alimentação; bullyng; o respeito pela diferença; linguagem; defesa da Vida e da Natureza, etc.. Outros recursos pedagógicos, tendo como ponto de partida a Publicidade, poderão ser consultados  aqui.   Esta ligação/dossier da MediaSmart é constituído por um conjunto de 10 lições concebidas para desenvolver as competências abaixo indicadas de literacia sobre publicidade, procurando estimular a compreensão crítica do aluno, bem como a sua capacidade de falar e de escrever sobre esta matéria:

  • As várias linguagens da publicidade
  • Como os anunciantes direcionam os seus produtos para públicos/mercados específicos
  • A criação dos anúncios pela indústria da publicidade
  • A regulação e o controlo da publicidade
  • As mensagens e os valores representados na publicidade
  • Algumas questões sobre a publicidade nos nossos dias

Um exemplo de propaganda com uma linguagem dura de persuasão (Teoria da Persuasão)

A partir deste ponto, os vídeos que se seguem são resultantes de trabalhos de pesquisa de alguns alunos do (7º G. 2020-21) no âmbito da disciplina de Educação Visual e estão relacionados com a Comunicação Visual, Publicidade e Campanhas de Defesa da Vida e da Natureza:

(em reconstrução a partir de 06.03.2021)

Gabriel T. (7º G. 2020-21)