MIGUEL ÂNGELO BUONARROTI E SEBASTIANO DEL PIOMBO EM FOCO NA NATIONAL GALLERY | DE 15 DE MARÇO A 25 DE JUNHO | 2017

 

giphy-3

 

Abriu para os “amigos” do museu no dia 13 e para o público em geral no passado dia 15 de março na National Gallery, em Londres, uma exposição a visitar singular que explora a história da amizade entre o famoso artista florentino  Miguel Ângelo Buonarroti  e o pintor veneziano Sebastiano Luciani, mais conhecido por Sebastiano del Piombo. Da extraordinária relação e desse encontro entre dois grandes mestres italianos, Michelangelo e Sebastiano del Piombo, que encontraram um terreno comum no mundo ferozmente competitivo do Alto Renascimento de Roma, tendo-se reunido em Roma em 1511, onde se tornaram amigos enquanto Michelangelo terminava “O Juízo Final” na Capela Sistina, resultou uma notável amizade e parceria de 25 anos dando origem a um conjunto de em obras de arte de destaque num contexto de guerra e conflito religioso, mas também de grande energia intelectual e inovação artística.

Esta mostra singular é composta por várias exposições obras de força impressionante e originalidade e temáticas que agregam pinturas, desenhos, escultura e cartas que documentam a correspondência entre os artistas.

ms-feature-ng1pr-banner-feature-1.jpg

Detalhe de Sebastiano del Piombo, incorporando desenhos de Michelangelo, “A Ressurreição de Lázaro”, 1517-19 © National Gallery, Londres.

ng1-compo-432px.jpg

Detalhe (esquerda): de Sebastiano del Piombo, incorporando desenhos de Michelangelo, ‘A Ressurreição de Lázaro’, 1517-19 © A National Gallery, Londres. À direita: detalhe de Michelangelo, ‘Lazarus com seu braço direito prendido através de seu peito, drapejado em um sudário; A parte superior do corpo de Lázaro (de cabeça para baixo), provavelmente 1518. Museu Britânico, Londres (1860,0714.1) © Curadores do Museu Britânico.

Esta exposição na  National Gallery  aberta 361 dias por ano, diariamente entre 10:00 – 18:00 e sextas entre 10:00 – 21:00 na Trafalgar Square, Londres, WC2N 5DN – estará aberta de 15 de março de 2017 a 25 de junho de 2017 com custos de entradas que oscilam entre as 4 e as 10 libras.

Anúncios