aLer+ [EM SONS DO SILÊNCIO: SOMOS 1]

1º Momento – leituras em silêncio sobre o tema: CIÊNCIA

Calendarização:

Dezembro – dia 13 – das 9h30 às 9h45


2º Momento – leituras em silêncio sobre o tema: ARTE

Calendarização:

Janeiro – dia 5 – das 9h30 às 9h45


3º Momento – leituras em silêncio sobre os temas: ARTE E CIÊNCIA; ARTE COM CIÊNCIA ou ARTE E TECNOLOGIA

Calendarização:

Fevereiro – dia 2 – das 9h30 às 9h45


Principais linhas de ação projeto de continuidade aLer+:

Não se tratando de atividades esporádicas, mas resultantes de um trabalho prévio de planificação e, no caso dos alunos, com o apoio dos professores das turmas, nas várias disciplinas, para o presente ano letivo 2016-17 são, para além de dar continuidade a algumas das dinâmicas já empreendidas, pretende-se abrir as possibilidades a um maior número de intervenientes e associar a temáticas diferenciadas, mas transversais à aprendizagem, designadamente no âmbito da ciência e da comunicação em ciência, apelando ao reforço das aprendizagens e do conhecimento consolidado.

Requere-se:

– O envolvimento de toda a comunidade escolar na leitura (alunos, nos vários ciclos,  professores, todos os funcionários de todos os serviços de todas as escolas, do Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro) para o desenvolvimento entusiástico do gosto e interesse pela leitura e Cultura;

– A promoção da partilha e transmissão de conhecimento, bem como da literacia nas suas várias vertentes (artísticas, científicas e dos novos media), com foco nas inter-relações pessoais e humanas.

Assim, propõe-se  “EM SONS DO SILÊNCIO: SOMOS 1” um evento que integre várias atividades multidisciplinares que envolverá toda a comunidade escolar.

Este projeto caracterizar-se-á pela paragem total de toda a comunidade escolar, abrangendo os alunos do pré escolar, os alunos dos primeiro, segundo e terceiro ciclos, de todas as escolas do agrupamento, professores e todos os profissionais (serviços administrativos, papelaria, bar, refeitório, etc.).

Para o efeito, previamente toda a comunidade escolar será desafiada a parar no lugar onde cada um se encontra, das nove horas e trinta minutos às nove horas e quarenta e cinco minutos, na data de treze de dezembro (primeiro período) a ler individualmente e em silêncio sobre o tema CIÊNCIA; na data de 5 de janeiro (segundo período) a ler individualmente e em silêncio sobre o tema ARTE e na data de 2 de fevereiro (segundo período) a ler individualmente e em silêncio, sobre o tema ARTE COM CIÊNCIA, ARTE E CIÊNCIA ou ARTE e TECNOLOGIA.

Para tal cada leitor terá de fazer o seu trabalho de pesquisa prévio, que será também em sala de aula, no âmbito do trabalho com os alunos em diferentes disciplinas. Implicará sempre as competências para autonomamente fazer a seleção do texto ou livro para a sua leitura individual. Também as bibliotecas terão disponíveis livros para requisição e estes serão divulgados na página web da biblioteca.

Em cada um destes três momentos de leitura serão realizados registos de imagens e sons, sendo captado visualmente e fisicamente o silêncio através de imagem, nos quinze minutos propostos, por vários lugares das escolas, com a colaboração dos docentes de Física-Química e alunos, com recurso a sonómetros/decibelímetros ou através de uma app previamente instalada nos tablets já existentes na biblioteca da EBEC e dispositivos de gravação do som.

– Aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo (a estes apenas no primeiro período) será lido pelo professor a sussurrar um texto por ele selecionado sobre a temática proposta para cada uma das datas.

– Resultante dos sons e/ou dos silêncios captados com microfones e gravadores, durante os três momentos de leitura já referidos, será usada a mesma aplicação com microfones com o objetivo de medir o ruído ambiental em dB e mostrar um valor de referência, aplicação esta, que pode medir com facilidade o nível de som e ou de silêncio. Com a professora bibliotecária, que é também professora de Artes Visuais, bem como com alunos da opção artística de Multimédia Digital, voluntários para a conclusão deste projeto, o trabalho sonoro captado, será objecto de criação no final, na área da Arte da Instalação, de uma instalação sonora intitulada “EM SONS DO SILÊNCIO: SOMOS 1”.

Esta instalação sonora será apresentada publicamente, aquando a exposição coletiva e transdisciplinar da Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra, sobre a temática “Entre a Literatura e a Ciência”  que decorrerá de abril e julho na Casa da Cultura, em Coimbra,.

Estando também implicadas todas as equipas da bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro que tem ainda como dinamizadores os professores de Física-Química Maria João Barros e Paulo Mascarenhas e a professora de História, Teresa Duarte, este projecto multidisciplinar de continuidade aLer+, que se complementa com a vinda à escola de investigadores (artistas e cientistas) da Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro, foi criado e apresentado pela professora Isabel Maria Dos Santos que o coordena e é co-financiado pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação).


O Projeto aLeR+, lançado em junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura.

O objetivo central é colocar a leitura e o prazer de ler, no centro do Projeto Educativo de Escola.

O alargamento do projeto tem sido gradual, de forma a garantir um crescimento sustentado da rede aLeR+.

A sustentabilidade deste projeto assenta também na responsabilidade e participação das direções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes e não docentes, dos alunos, das famílias e das bibliotecas públicas.

Decorre até 30 de setembro de 2016 o prazo para submissão do balanço do trabalho realizado e manifestação de interesse na continuação do projeto em 2016-2017.

Linhas orientadoras do projeto:

Anúncios