LIVROS PNL2027 PARA TRABALHAR OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

“2015 ficará na história como o ano da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, e são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.

Para trabalhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, eis aqui para os professores das várias áreas curriculares um dos recursos mais interessantes (que nos ajudará a todos): a indicação do PNL (Plano Nacional da Leitura) dos Livros PNL2027s sobre os ODS da Agenda 2030 constituída por 17 ODS, aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global de modo a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Fontes: PNL; United Nations Regional Information Centre for Western Europe; COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO-MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS