27 DE JANEIRO: DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

“O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, tem um caráter muito especial, pois comemoram-se:

• Os 75 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau;
• O 20.º aniversário da adoção da Declaração de Estocolmo, sobre a qual foi criada a IHRA, International Holocaust Remembrance Alliance. 
• O 15.º aniversário da adoção de 27 de janeiro como o Dia Internacional da Memória do Holocausto pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em Auschwitz, a data é evocada com a presença de cerca de 120 sobreviventes e será muito provavelmente a última oportunidade de reunir neste local um tão grande número de vítimas do Holocausto.  

Portugal tornou-se país membro da IRHA em dezembro de 2019, e é perante as responsabilidades assumidas nesta organização internacional, dos compromissos de Estado e do reconhecimento da necessidade de perpetuar a Memória do Holocausto que a Direção-Geral da Educação se associa na evocação deste dia.[…]”

Portugal e o Holocausto

Declaração de Estocolmo

Recomendações para o Ensino e a Aprendizagem sobre o Holocausto

Fonte do texto e da imagem de cabeçalho: Direção-Geral da Educação

Abaixo, apresenta-se um Padlet da Professora Bibliotecária Isabel Maria dos Santos com um conjunto de livros e sua sugestão de leituras centradas no tema do Holocausto.

Made with Padlet