O DESENHO COMO MEIO DE EXPRESSÃO . RECURSO(s) PEDAGÓGICO(s)

O desenho é a arte visual de representar algo em um meio bi ou tridimensional através de diversas ferramentas ou métodos. O desenho convencional é realizado a lápis, caneta, grafite, mas existem inúmeras técnicas e possibilidades associadas ao desenho. Se tivesse que definir em poucas palavras o que é desenhar, diria que é o ato de produzir uma imagem de forma manual com algum elemento ou substância. Assim, frequentemente é usado o lápis sobre um papel, mas também se pode desenhar sobre qualquer superfície, inclusive digitalmente com um mouse, uma caneta ótica ou um tablet. Um desenho pode ser representativo, abstrato ou simbólico, isto é, pode ser uma imagem fiel daquilo que representa, ou então, provocar sensações, perspetivas e formas do desenhador, ou até mesmo trabalhar para o governo, por exemplo, na sinalização urbana.
Os desenhos têm uma longa história, pode-se dizer que os primeiros foram encontrados nas cavernas de Altamira. Desde essa época até hoje, os desenhos foram feitos com um propósito documental (para fazer registo do que aconteceu), técnico (análise, planeamento ou pesquisa) social (para fins de sinalização, por exemplo) ou estético (fins decorativos ou arte).
Em relação aos meios ou elementos, podemos mencionar as tintas e pigmentos, lápis, canetas, grafite, carvão, marcadores e inclusive a tinta invisível. Em termos de materiais, podemos tratar com todo tipo de papel, desde o papel do jornal até o papel de alta qualidade para criações artísticas.
Quando falamos de modalidades ou tipos, referimo-nos a diversas questões: o desenho técnico ou mecânico, que serve para representar peças ou máquinas; o desenho arquitetónico, que serve para desenhar espaços e construções; o desenho geodésico, que permite desenhar objetos de forma esférica; o desenho animado, que se refere a uma prática televisiva ou cinematográfica de produzir inúmeros desenhos projetados sucessivamente e continuamente para dar a ilusão de uma imagem em movimento; o desenho vetorial, um método mais recente que se realiza de forma digital.”

Fonte do texto: Editorial Que Conceito. São Paulo, Brasil. Como recurso pedagógico para alunos e professores de Artes Visuais, deixamos o Circle Line Art School  um óptimo canal do youtube da área do Desenho do qual deixamos para já alguns vídeos.