SEGUNDO MOMENTO DE PARAGEM DA COMUNIDADE ESCOLAR: DIA 19 DE ABRIL PARA “PATRIMÓNIO CULTURAL – LEITURA(S) XXI” / [+] INFORMAÇÕES

IMG_4624

Lembramos toda a Comunidade Educativa, que o segundo momento de paragem coletiva, no âmbito da atividade “Património Cultural – Leitura(s) XXI” será já no próximo dia 19 de abril [quinta-feira].

Informa-se que houve necessidade de reformular a atividade, tendo em conta alguns constrangimentos logísticos de preparação e montagem da Exposição concelhia na Casa da Cultura. Assim, esta atividade teve que se restringir apenas a dois momentos [o já ocorrido e o do próximo dia 19 de abril].

Deste modo, incluem-se, neste próximo segundo momento do dia 19 de abril, todos os Códigos QR e hiperligações referentes, não só referentes a este segundo momento, mas também ao terceiro momento. Pararão por isso todos os serviços e atividades letivas deste Agrupamento e mais uma vez entre as 9h45 e as 10h00 para o desenvolvimento destas atividades de consulta na página web das Bibliotecas do Agrupamento.

Mais uma vez, o Clube TV irá fazer a cobertura jornalística com registo videográfico em situação de sala de aula. Propõe-se que essa cobertura desta vez tenha lugar numa Escola do 1º Ciclo do Agrupamento, a designar pelo Responsável do Clube TV.

Resultante destas atividades as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro e em representação deste trabalho e deste Agrupamento participarão na Exposição “Património Cultural – Leitura(s) XXI”. Recordamos que este evento “Património Cultural – Leitura(s) XXI” foi o mote escolhido pelo grupo de professores/as bibliotecários/as da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Coimbra para o Ano Europeu do Património Cultural 2018, à semelhança da UNESCO.

Assim, e de modo a responder a este tema, as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro desafiaram toda a sua comunidade escolar para a realização de um conjunto de atividades centradas no recurso às tecnologias da informação e no papel transversal do Património Cultural.

Este desafio consistiu em duas paragens de 15 minutos, entre as 9h45 e as 10h00, de todos os serviço escolares e actividades letivas, em dois momentos, respectivamente, nos dias 21 de março e 19 de abril. Propôs-se que estas paragens conduzissem o leitor a conteúdos de hiperligações e códigos qr disponibilizados/as na página web das Bibliotecas sita em  https://biblionavegar.wordpress.com.

Para o desenvolvimento do conhecimento do Património Cultural Europeu, com a utilização de novas tecnologias da informação e as ferramentas digitais de forma pedagógica e educativa, bem como para a reflexão sobre o património material e imaterial, propuseram-se a partir do referido site um conjunto de visitas virtuais, designadamente a trezentos e sessenta graus a monumentos, museus, obras de Arte, entre outros temas, e/ou ciberlugares que incluem propostas de “passeios” (virtuais), “leituras” e leituras.

Para este mesmo efeito e para recurso a leitores de QRCode. smartphones e tablets  na referida  exposição, com inauguração prevista para o dia 23 de abril, na Casa da Cultura, apresentar-se-à um vídeo resultante das atividades desenvolvidas, bem como as respectivas imagens codificadas propostas nos dois momentos nas nossas escolas.

 

 

Anúncios