“AUTOR PORTUGUÊS NA BIBLIOTECA DA EBEC” (ENCONTRO #04) | 31 DE MAIO COM JORGE GUIMARÃES

Para uma abrangência mais alargada que poderá ser no número de alunos a envolver, no mês de maio não assinalaremos, por ser bastante limitador, apenas o dia 22 como o Dia do Autor Português que é uma iniciativa promovida, desde 1982, pela Sociedade Portuguesa de Autores – SPA com o objetivo de homenagear todos os criadores portugueses nas várias áreas artísticas e culturais que contribuíram para o enriquecimento da cultura portuguesa e também, distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

Assim, como já foi anunciado nesta web página, o mês de maio foi o mês escolhido para trazer em quatro dias distintos à Biblioteca da EBEC, na área da Literatura, cinco autores portugueses a saber aqui.

Para darmos continuidade a este evento, que é um dos últimos dos muitos desenvolvidos ao longo deste ano letivo de 2016/17 na Biblioteca da Escola Eugénio de Castro, a nosso convite virá à Biblioteca da EBEC desta vez no próximo dia 31 de maio, entre as 11h55 e as 13h25  o escritor  Jorge Guimarães.

Serão todos benvindos a este encontro. Compareçam na nossa biblioteca!

Jorge_Guimarães_2016.jpg

Biografia – Jorge Guimarães nasceu em Coimbra, em 1970. Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde também concluiu o mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal. Foi professor do ensino básico e secundário. Trabalhou como biólogo e investigador em vários projetos para o Departamento de Botânica da FCTUC, entre os quais: Projeto “Biblioteca Digital de Botânica”, no âmbito do qual produziu resumos biográficos dos botânicos: Avelar Brotero, Júlio Henriques, Luís Carrisso, Adolfo Möller, Joaquim de Mariz, Aurélio Quintanilha, Domenico Vandelli; e Projeto “Algoteca de Coimbra (ACOI): uma coleção única de microalgas”, no âmbito do qual realizou trabalhos de investigação com microalgas naquela que é considerada a maior coleção de microalgas do Mundo. Produziu o texto biográfico sobre Júlio Henriques, em coautoria com o Prof. Doutor Jorge Paiva, para o livro “Cabeceiras de Basto: História e Património”. É autor de quatro obras literárias de literatura juvenil: “Rafael, o Maior dos animais”, “Zircão, o rei do pântano”, “Jonas, o salvador da espécie” e “Samuel e o poço sem fundo”.

 Títulos das obras publicadas no âmbito da literatura juvenil:

  • “Rafael, o Maior dos animais”
  • “Zircão, o rei do pântano”
  • “Jonas, o salvador da espécie”
  • “Samuel e o poço sem fundo”

    Texto da biografia e imagem gentilmente cedidos pelo autor.

 

Anúncios