V5/01 – REVISTA DA CIÊNCIA ELEMENTAR – Volume V, número 1 na Biblioteca da EBEC

Informamos que a partir de ontem passaram a estar disponíveis, para consulta, na Biblioteca da EBEC, dois exemplares (em suporte de papel com uma magnífica capa e fotografia) da [V5/01] – REVISTA DA CIÊNCIA ELEMENTAR, Volume V, número 1/Março de 2017.
Destes dois exemplares, um passará a figurar na Sala dos Professores a partir da próxima terça-feira (23 de maio).

Esta edição está também disponível em EPUB e formato PDF.

“A Revista de Ciência Elementar dirige-se a um público alargado de professores do ensino básico e secundário, aos estudantes de todos os níveis de ensino e a todos aqueles que se interessam pela Ciência. Discutirá conceitos numa linguagem elementar, mas sempre com um rigor superior.
Os professores e investigadores são convidados a submeter artigos e comunicações nas áreas de Matemática, Física, Química Biologia e Geologia, podendo enviar os seus textos a qualquer membro do Conselho Editorial ou diretamente para o email da revista em rce@casadasciencias.org . Textos em áreas conexas de introdução às ciências e de tecnologia também serão aceites. Todos os materiais submetidos que sejam considerados dentro do âmbito da Rev. Ciência Elem. serão submetidos à avaliação por pares (revisores). A decisão final será informada pelo parecer dos revisores e transmitida ao autor correspondente pelo Editor com uma justificação.
Os revisores consultados deverão avaliar a originalidade do tratamento, o rigor científico e a clareza da apresentação do conceito ou do tema para um público alargado. Deverão fazer comentários objetivos e, eventualmente, sugerir melhorias da redação ou de fundo do trabalho.
A versão digital da Rev. Ciência Elem. terá a versão completa dos textos aceites para publicação. Na versão em papel, os artigos e as comunicações terão uma extensão limitada, podendo o Editor adaptar os textos submetidos ao espaço disponível para publicação.
Os autores de todos os materiais submetidos para publicação autorizam a Casa das Ciências a publicar e os seus leitores a republicar por qualquer forma, desde que referenciem a sua origem. Sempre que julgado apropriado pelo Editor, os artigos e comunicações serão transcritos como entrada nova na WikiCiências.
Sempre que apropriado, as figuras usadas nos artigos e nas comunicações devem ser previamente submetidas ao Banco de Imagens da Casa das Ciências. Todos os autores devem considerar a possibilidade de os seus artigos ou comunicações serem também submetidos diretamente ou com adaptação à WikiCiências.

Formato dos textos publicados (artigos e comunicações)

Os artigos devem incidir sobre a apresentação de um conceito científico em forma original e numa linguagem elementar, mas rigorosa. Deve permitir a um não especialista a recolha de informação relevante e compreensível, mas ser rigoroso e atualizado; pode descer a uma profundidade e detalhe técnico que a torne útil a um público com formação científica mais especializada. Podem também apresentar e discutir uma tese inovadora sobre o ensino de determinados conceitos científicos, discutir a consolidação de um conceito científico ou apresentar e discutir uma estratégia inovadora de divulgação científica. A apresentação e discussão de algum aspeto da história da ciência, da tecnologia ou dos equipamentos por ela usados serão também aceites.

Os artigos devem conter os seguintes itens:
Título que deve ser breve e informativo;
Autores listados pela ordem de importância da sua contribuição;
Endereços institucionais dos autores e endereço eletrónico do autor correspondente e os códigos ORCID (http://www.orcid.org/) de, pelo menos, o autor correspondente;
Resumo que deve ser sempre breve e deve permitir uma leitura autónoma que transmita o significado e a relevância do conceito numa linguagem não técnica;
Corpo do artigo com figuras ou ilustrações, como apropriado;
Todos os artigos devem ter referências, não esquecendo todas as referências relevantes a outros artigos disponíveis para leitura pública na WikiCiências.

As comunicações devem incidir sobre os temas propostos para os artigos ou podem transmitir uma experiência educativa bem-sucedida para o ensino das ciências.
As comunicações devem conter os seguintes itens:
Título que deve ser breve e informativo;
Autores listados pela ordem de importância da sua contribuição;
Endereços institucionais dos autores e endereço eletrónico do autor correspondente;
Resumo que deve ser sempre breve e deve permitir uma leitura autónoma que transmita o significado e a relevância do conceito numa linguagem não técnica;
Corpo da comunicação com figuras ou ilustrações, como apropriado;
Sempre que possível, as comunicações devem ter referências, não esquecendo todas as referências relevantes a outros artigos disponíveis para leitura pública na WikiCiências e a imagens ou materiais depositados na Casa das Ciências.

Como enviar o seu texto?

Utilize o template abaixo para introduzir o seu texto. Para facilitar a edição, não altere as margens do documento nem o tipo ou tamanho da letra e tenha em conta as dimensões máximas permitidas para cada texto;
Os artigos (texto + imagens) terão uma extensão indicativa de 2 a 3 páginas da Rev. Ciência Elem., enquanto as comunicações (texto + imagens) terão normalmente a extensão de 1 página a 2 páginas da Rev. Ciência Elem.;
Todas as imagens devem ser submetidas em ficheiro autónomo em formato *.jpg, *.png, *tiff ou *.bmp;
As imagens submetidas deverão ser nítidas e ter uma resolução mínima de 1024 pixel de comprimento, tal como ilustrado na secção “Dimensões mínimas das imagens” do documento Informação para autores;
Gráficos e esquemas devem ser submetidos em ficheiro autónomo em formato vetorial: *.ai, *.svg, *.eps ou *.pdf.
Antes de submeter o seu artigo, consulte o documento Informação para autores com toda a informação necessária.”


Fontes do texto e imagem: http://rce.casadasciencias.org/index.php?art=rce-autores.html

Anúncios