CIÊNCIA NA BE DA EBEC DIA 13.12.2016 | 15H30: PALESTRA “REVISITANDO INSTRUMENTOS DIDÁCTICOS ANTIGOS DE FÍSICA” DA PROF. DOUTORA ISABEL MALAQUIAS DA UA

Integrada na continuidade do projecto aLer+ virá no próximo dia 13 de dezembro, pelas 15h30 à nossa biblioteca da EBEC a professora Isabel Malaquias do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, que vem dar a palestra “Revisitando instrumentos didácticos antigos de Física”. Nesta palestra serão abordados diferentes instrumentos de ensino de Física, ainda existentes em diversas escolas, e questionada a sua relevância no contexto actual da educação e engenharia.
 
Isabel Malaquias é Professora Associada do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e membro do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Professores.
Foi recentemente admitida no mais restrito clube de historiadores de ciência – a Academia Internacional de História das Ciências, com sede em Paris, sendo que é a primeira personalidade da Universidade de Aveiro, e uma das poucas cientistas portuguesas, a integrar esta prestigiada academia. Nesta academia, que teve como pioneiros, a nível nacional e membros efetivos, Joaquim de Carvalho e Armando Cortesão, de entre os membros honorários contam-se nomes tão famosos como Louis De Broglie e Petr Leonidovich Kapitsa. E dos seus associados efetivos/correspondentes registam-se, entre outros,  Luís de Albuquerque, George Sarton, Léon Rosenfeld, James Riddick Partington ou Max Jammer.

Isabel Malaquias é doutorada em Física pela Universidade de Aveiro, desde 1994. Os seus interesses de investigação situam-se no âmbito da História das Ciências Físicas, História dos Instrumentos Científicos e Instituições (séculos XVIII-XX) e Educação Científica. Tem publicado vários livros, capítulos e algumas edições de livros, bem como artigos em revistas internacionais e nacionais da especialidade. É membro de várias sociedades científicas, como a Académie Internationale d’Histoire des Sciences, a European Society for the History of Science, a History of Science Society (USA), a British Society for the History of Science, a Scientific Instrument Society, a Society for the History of Alchemy and Chemistry, a Sociedade Portuguesa de Física e a Sociedade Portuguesa de Química.

Advertisements