A CASA EM PEQUENOS CUBOS (FILME E LIVRO)

Título do filme: Tsumiki No Ie

Título internacional em francês: La Maison En Petits Cubes (A Casa em Pequenos Cubos)

A Casa em Pequenos Cubos trata-se de uma curta-metragem de animação japonesa criado por Kunio Katō em 2008. Ganhou o prémio Oscar de melhor curta de animação de 2009.

Sinopse: Um idoso vive solitário em uma cidade inundada. À medida que a água sobe, o senhor idoso vai elevando a sua casa com pequenos tijolos em forma de cubos para se manter fora do nível da água sobre a qual vive. Um dia, o seu cachimbo favorito cai e vai parar ao andar mais baixo. Muito apegado ao seu cachimbo, decide comprar uma roupa de mergulho para o procurar. Ao mergulhar, passa a reviver toda a sua história, a da sua família e, claro, a da sua casa, cujos vários andares (à volta de dez), passaram todos a ser submersos, exceto o último.

É interessante também a metáfora da imersão – como a idade e vivência nos fazem criar camadas afetivas, que precisam de ser (re)visitadas de tempo em tempo, para não serem esquecidas ou ignoradas… na subida da água dos mares, consequência do aquecimento global.

Por vezes esta imersão traz a rememoração, a reorganização, o resgate, a reconciliação… o agradecimento!

Sugere-se a visualização do filme em ecrã inteiro.

Director: Kunio Kato

Escritores: Kunio Kato, Kenya Hirata

Screen Shot 2016-08-02 at 22.25.11

O livro ilustrado por  Kunio KATÔ e com textos de Kenya HIRATA foi editado pela primeira vez em 2012, pela editora nobi nobi ! É recomendado para adultos e crianças a partir dos 7 anos.

ISBN 10 : 2918857165 | ISBN 13 : 978-2918857129