DAR POESIA A COIMBRA

Durante a semana passada, a poesia passeou pelas ruas de Coimbra, por diversas instituições e outros locais, declamada, lida, ou simplesmente oferecida por muitos alunos deste concelho. Os poetas foram lembrados e a poesia enaltecida por jovens. A Escola Básica de Eugénio de Castro também esteve representada nesta actividade da rede concelhia de bibliotecas.
No dia 22, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Dra. Isabel Norte e pela professora bibliotecária, alguns alunos do 6º G deslocaram-se ao Centro Comercial Atrium para ler poemas e oferecer postais de poesia. Aqui, contámos com duas presenças inesperadas e muito agradáveis – a coordenadora inter-concelhia da rede de bibliotecas escolares, Dra. Helena Duque, e a turma do 8º A acompanhados pela Dra. Lourdes Gonzalez.
No último dia desta semana poética, acompanhada pela professora de Oficina de Teatro, Dra. Etelvina Fonseca e algumas alunas de teatro fomos dar poesia a Coimbra na Praça da República. Num cenário académico, com capas a imitar os estudantes de Coimbra e três guitarras para dar os primeiros acordes, as nossas alunas do 9º ano ofereceram as primeiras poesias. A Dra. Lurdes Branco, coordenadora do Serviço de Apoios às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal, a quem agradecemos todo o envolvimento, presenteou-nos com a sua presença. Enfrentar um público heterogéneo e desconhecido é difícil, mas depois de lhe tomar o jeito e o gosto fomos rua abaixo até à baixa, onde distribuímos mais postais e poesia despertando a atenção de turistas e transeuntes.
Parabéns a todos os participantes nesta actividade de leitura.