A literacia ao serviço da cidadania

No âmbito do protocolo entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística (INE) com o objectivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos, realizou-se em Coimbra, na Escola Secundária Infanta D. Maria, uma acção de formação intitulada: “A literacia estatística ao serviço da cidadania. Portal do INE e projecto ALEA – uma primeira abordagem.”.

Esta acção, orientada pelo formador do INE Albano Vinhais, contou com a presença de 36 Professores Bibliotecários,incluindo a nossa professora Bibliotecária, Paula Fidalgo, distribuídos por duas sessões, que tiveram oportunidade de explorar não só o sitio do INE, realizando exercícios práticos, como de explorar os excelentes recursos digitais disponibilizados pelo projecto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada, os quais serão disponibilizados pela professora Paula Fidalgo, a quem estiver interessado.

Um momento enriquecedor no cumprimento das suas funções de mediadores nas escolas e ponto de partida excelente para aprofundar a articulação entre a BE e os professores das diferentes áreas curriculares. As ideias de operacionalização em cada BE foram surgindo logo nas sessões e a divulgação iniciou-se imediatamente após o términus da formação